Faça seu Mestrado em Desenvolvimento Local

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

A UniFCV está com inscrições abertas para você realizar o seu Mestrado!

Em parceria com a instituição de ensino, UNISUAM, você realiza o Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local. 

Com dois anos de duração, qualificação stricto sensu, as aulas são voltadas para quem deseja empreender, modernizar processos produtivos empresariais ou atuar em segmentos da sociedade em que haja demanda para o uso da inovação no desenvolvimento sustentável.

O programa de Mestrado está alinhado com os Objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – ODS pautado em três linhas de pesquisa. O objetivo geral do programa de Desenvolvimento Local é formar agentes capazes de identificar condições latentes e estimular, com base na inovação, o empreendedorismo, o associativismo e as competências para o trabalho, inclusive a habilidade de gestão para os empreendimentos daí resultantes.

MERCADO EM EXPANSÃO


O programa surgiu da necessidade de formar profissionais qualificados com ênfase em temas vinculados ao Desenvolvimento Local Sustentável, em seus variados aspectos: econômico, social, educacional e ambiental. Oferece formação acadêmica e profissional completa, de modo que os alunos conseguem integrar competências e habilidades em Pesquisa e Docência, bem como atuar no mercado de trabalho desenvolvendo novas tecnologias sociais.

ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO


Conceitua o desenvolvimento como um processo capaz de promover a geração de renda e a inclusão social, sem perder de vista os valores culturais locais e o caráter protagonista da população envolvida, entendendo ele como um dos atores que opera na identificação do conhecimento local, bem como na otimização dos saberes como alavanca para o desenvolvimento.

EXCELÊNCIA NO ENSINO


O Programa em Desenvolvimento Local tem como meta a excelência em suas pesquisas científicas, que já permitiram uma ampla produção bibliográfica de professores e alunos, bem como o registro de diversas patentes.

  • Reconhecimento no meio profissional e acadêmico;
  • Especialização em determinada área;
  • Acesso às melhores vagas no mercado;
  • Possibilidade de lecionar;
  • Contatos profissionais;
  • Melhoria na remuneração;
  • Acesso às ferramentas e recursos profissionais;
  • Acesso às novas técnicas e tecnologias de pesquisa e trabalho;
  • Desenvolvimento de habilidades para trabalhar em equipe;
  • Desenvolvimento do pensamento crítico;
  • Nova visão da ciência e do mundo acadêmico.
INSCREVA-SE AGORA

ESTADO, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO LOCAL

Compreender a relação entre o Estado e a Sociedade para o Desenvolvimento sustentável é essencial para a Sociedade e, para tal, deve-se considerar todas as dimensões do assentamento humano em um determinado ambiente para que o arranjo social e econômico que nele se constitua seja justo, equilibrado e duradouro, destacando os seguintes aspectos: econômico, social, político, cultural, ético, ambiental, pedagógico, metodológico, de gênero e territorial.

Para além de um Estado de Direito, trabalhamos com a ideia de Estado Social de Direito, sistema jurídico que viabiliza a proteção de direitos e garantias individuais, como também garante o acesso a todos a direitos como saúde, educação, habitação, meio ambiente saudável, entre outros, como direitos de todo cidadão.

As ações do Estado são definidas por leis ou por atos de governo, que visam às execuções de atos de interesse público e que se realizam pela administração pública. Por isso, a linha de pesquisa Estado, Sociedade e Desenvolvimento estuda a relação entre o Estado e Sociedade e o seu papel para o desenvolvimento local.

CADEIAS PRODUTIVAS SUSTENTÁVEIS

O estudo dos sistemas produtivos, incluindo aspectos relacionados ao cooperativismo e associativismo, e a capacidade de identificar potenciais produtivos, ainda latentes, nos territórios, comunidades e/ou localidades é o elemento norteador da linha de pesquisa Cadeias Produtivas Sustentáveis. Esta linha concentra estudos no desenvolvimento de soluções práticas para problemas socioambientais, visando o desenvolvimento local. Para tal, fará uso de pesquisas no âmbito das cadeias produtivas, que pode ser conceituada a partir de um processo que envolve todas as etapas da produção de um bem ou serviço, desde o planejamento e o design até a sua entrega ao consumidor e a sua relação entre as diferentes áreas de produção. Sistemas produtivos sustentáveis são aqueles em que, durante todo o processo, há sempre uma preocupação com o meio ambiente, com vistas a mitigar o impacto de cada ação.

Há intervenção de diferentes formas, desde as mais singelas, como a diminuição dos custos de produção, até a criação de valor de produtos ou subprodutos existentes e não valorizados, além de potenciais adormecidos, com o emprego de tecnologias limpas.

GESTÃO DA INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Entender e aprimorar os processos de gestão de inovação e conhecimento para ampliar e apoiar o empreendedorismo local sustentável é de grande relevância para uma estratégia proativa de combate à pobreza e redução das desigualdades.

Quando nos referimos à inovação, devemos compreendê-la como um processo amplo, que acrescenta valor à atividade humana, incluindo aspectos tecnológicos, organizacionais e sociais, bem como marketing. Com isso em vista, a Gestão da Inovação e Empreendedorismo estuda a relação direta entre o empreendedorismo e o desenvolvimento socioeconômico e ambiental local. Compreende-se que o desenvolvimento econômico local está associado às inovações geradas por diferentes empreendedores, como empreendedor individual, cooperado, corporativo etc.

O curso de MESTRADO Profissional em Desenvolvimento Local é para você que deseja empreender, modernizar processos produtivos empresariais ou atuar em segmentos da sociedade em que haja demanda para o uso da inovação como forma de desenvolvimento sustentável.

EDITAL DO MESTRADO

Formas de pagamento:

Mensalidade em até 24x!


+ Taxa de inscrição de R$ 100,00.

INSCREVA-SE AGORA

Todos os direitos reservados